S.B.R ROCINHA RADICAL (SKATE.BIKE.ROLLER)

S.B.R ROCINHA RADICAL (SKATE.BIKE.ROLLER)
ONG S.B.R ROCINHA RADICAL:Exercer atividades culturais educacionais e esportivas diversas,objetivando a conscientização e integração social positiva em especial da comunidade da rocinha e adjacências,perante todos os aspectos negativos que vem durante muito tempo denegrindo de várias formas estas comunidades,intregar os trabalhos desenvolvidos pelo projeto s.b.r rocinha radical cultural da melhor forma possível em diversos níveis e setores da sociedade civil e política,estabelecendo parcerias com agentes e instituições de desenvolvimento social como:organização governamentais,e não governamentais,associações,empresas e personalidades da sociedade civil,tendo por finalidade o pleno exercício da cidadania:Através do PAC, e com a criação do Complexo Esportivo da Rocinha, a S.B.R conquistou seu espaço definitivo,após12 longos anos de muitas lutas:as escolinha de skate,bike,roller e diversos eventos esportivos,seram apresentados a comunidade da rocinha e a todo o rio de janeiro.

PROJETO S.B.R ROCINHA RADICAL CULTURAL

PROJETO S.B.R ROCINHA RADICAL CULTURAL
ONG QUE ATUA NA COMUNIDADE DA ROCINHA, ABRINDO ESPAÇOS PARA TODOS OS ESPORTISTAS RADICAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO = SKATE.BIKE.ROLLER

Instituição Esportiva Cultural Social

Instituição Esportiva Cultural Social
Logo oficial

Lazer s.b.r

Lazer s.b.r

Escolinhas ( Skate / Bike / Roller )

Escolinhas ( Skate / Bike / Roller )
Aulas gratuítas, fornecemos todos os equipamentos durante ás aulas, Inscrições no Complexo Esportivo da Rocinha

HISTÓRIAS ( SKATE.BIKE.ROLLER )

"" SKATE BOARDS ""
 
NO MUNDO - Os primeiros relatos sobre o skate foram na década de 30, quando em Los Angeles e no interior dos EUA, algumas lojas de brinquedos perceberam que as crianças quando quebravam a parte de cima do patinete continuavam brincando só com a parte de baixo, algo muito parecido com o skate. Mas o skate surgiu para o mundo mesmo em meados dos anos 60, quando surfistas californianos redescobriram o skate colocando rodinhas de patins em uma madeira que imitava uma prancha. Nessa época, o mercado do surf já estava em alta, o que ajudou a impulsionar o skate. No inicio era chamado sidewalk surfing, ou seja, surf de calçada, e rapidamente se espalhou por todos os EUA. Em 1965 o sidewalk surfing, já praticado por um grande número de adolescentes, tinha criado identidade, suas próprias manobras, e assim ganhou o nome definitivo: Skateboard. Em 1974 o skate teve sua primeira grande evolução: o engenheiro químico Frank Nashworthy descobriu uma composição chamada uretano, material que deu origem às verdadeiras rodas de skate. Essa invenção deu ao skate um enorme impulso para que ele definitivamente se consolidasse como um esporte popular.

NO BRASIL - Surfistas internacionais que iam ao EUA para surfar conheceram e levaram a novidade ao resto do mundo. Em 1965 o skate chegou no Brasil. Em pouco tempo a garotada já tinha espalhado a novidade. Os primeiros skates brasileiros eram feitos com rodinhas de patins ou de ferro, os famosos rolimãs, adaptados em pedaços de madeira. Não existiam regras, pois no começo todos queriam apenas se divertir com a novidade. Em 1974, foi realizado no Clube Federal do Rio de Janeiro o primeiro campeonato de skate brasileiro e no mesmo ano foi inaugurada a primeira pista no Brasil. No ano de 1986 o Skateboard brasileiro teve um grande crescimento, diferentes marcas de vários segmentos investiram no mercado nacional e assim houve uma expansão do esporte. Mas foi na década de 90 que o skate teve a sua maior evolução no Brasil, não só em termos de mercado, mas também em crescimento de praticantes, organização do esporte e exposição na grande mídia. Hoje podemos afirmar que o skate é uma grande tendência no Brasil, com o skate e os skatistas brasileiros representando a segunda maior potência mundial do esporte.

MODALIDADES
 
Street
Esta modalidade surgiu no início da década de 70 no Brasil e no Mundo, e é a mais praticada pelos skatistas.
Consiste em ultrapassar obstáculos urbanos como bancos de rua, corrimões de escadarias, rampas de garagem, monumentos, barrancos, muros pequenos, paredes com pequenas inclinações, dentre outras construções e obstáculos. Algumas pistas de skate contam com construções que simulam esses locais, sendo essas as mais construídas no país.

Vertical
Praticado em pistas de madeira ou concreto e que contam com uma parede de 90º e transições. Essa modalidade exige alto nível de experiência e técnica, e por isso não conta com tantos adeptos como no Street, por exemplo. No Brasil há cerca de 40 competidores profissionais e 50 amadores.
As suas subdivisões são:

Half-Pipe
Praticado em rampas de quatro metros em formato de “U”, onde o skatista faz manobras de aéreos, quando dão um vôo e retornam para a pista, ou deslizam em uma borda metálica;

 Mini-Ramp
Uma das modalidades mais populares, é praticada em half-pipes de até 2,50 metros, sendo esse o segundo tipo de pista construída no Brasil. As manobras são mais baixas que no Half-Pipe. Muitos adeptos da modalidade se aproveitam do tamanho e da facilidade para construir essas pistas em suas casas ou outros locais para seu uso exclusivo.

 Bowl
Praticado em piscinas de cerca de três metros de profundidade e paredes de 90º de inclinação, onde os skatistas aliam velocidade e manobras.

 Banks
Piscinas mais rasas que os Bowls e sem paredes de inclinação, onde o skatista se concentra em manobras de borda.

Freestyle
O estilo livre do skate, já foi a segunda modalidade mais praticada em terras tupiniquins e atualmente conta com pouco mais que 20 competidores profissionais e 60 amadores. De difícil execução, a modalidade consiste em o skatista fazer seguidas manobras livres sem colocar o pé no chão. A facilidade da organização de competições fica por conta da ausência de pistas e rampas, já que as manobras são feitas no chão.

Downhill
É a modalidade de descida do skate, e se subdivide em:
Downhill Speed ou Stand-Up: Considerada a modalidade mais antiga do skate, é uma prova de velocidade, em que o skatista tem que descer a rua, morro ou qualquer outro tipo de terreno com variação de inclinação o mais rápido possível, usando técnicas de curvas;

Downhill Slide
Outra modalidade de descida de ladeiras, porém essa é feita com o skatista dando slides, manobras que se assemelham com o “cavalo de pau”, ou derrapadas. É necessário o uso de rodas mais duras e escorregadias. Atualmente o melhor atleta do mundo na modalidade é o brasileiro Sérgio “Yuppie” Marcelino.;

Longboard: Já esta modalidade é praticada com skates maiores, com 40 polegadas, onde o praticante realiza manobras de Slide.

Slalom
Praticada com skates mais estreitos e menores, o skatista tem que ultrapassar balizas ou cones alinhandos em zigue-zague, sendo necessária muita precisão para sua execução.

Mountainboard
O mountainboard é um esporte em que os atletas descem montanhas com um skate adaptado. Criado na Califórnia, o mountainboard no Brasil está ganhando cada vez mais espaço entre os amantes não só de skate. Um dos destaques e maiores incentivadores do esporte é Bzinho, Atleta que luta pelo crescimento do mountainboard.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"" BIKE BMX FREESTYLE ""
 
A palavra BMX tem como significado Bicycle(B) Moto(M) Cross(X). O Freestyle existe desde a década de 70. Nos EUA surgiram as primeiras manobras,inventadas por atletas mundialmente famosos como Bob Haro, Ron Wilkerson e Michael Domingues. As crianças imitavam seus ídolos do motocross com suas bikes, construíam pistas e faziam corridas informais. Assim nascia um novo esporte com o apoio e o incentivo dos pais da criançada. O BMX chegou com toda força no Brasil em 1978, quando o bicicross estava crescendo, dando espaço a esse novo esporte radical, caracterizado principalmente pelo radicalismo e adrenalina que transmite, pois para executar as manobras é preciso coragem, disciplina, treino e muita ousadia.

Não é um esporte de moda e os praticantes "bikers" se unem para atrair novos adeptos, buscando assim consolidar seu espaço dentro dos esportes convencionais, promovendo campeonatos e marcando presença em eventos e shows de grande expressão. Os atletas treinam exaustivamente buscando a perfeição, em respeito ao seu público. Praticado com uma bicicleta de aro 20", eles executam manobras que podem desafiar a gravidade, com giros e saltos no ar.

O BMX é dividido em duas partes o Race (corrida) e o Freestyle (estilo livre). No BMX Freestyle há cinco modalidades: Street, Mini Ramp, Dirt Jump, Flatland, Vertical.

No BMX Free Style o que difere um estilo do outro é o local e a forma de como são executadas as manobras.

MODALIDADES
 
Dirt Jump
É praticado em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas , podem ser rampas únicas, doubles, ou seqüenciais chamadas de trails, ou ate rampas de madeira tipo mesa, as manobras tem evoluído de uma maneira que são as mais impossíveis como double back flip e 360º backflip, back flip tail whip entre outras.

Vertical
É executado em uma rampa em forma de “U”, denominada Half Pipe, com manobras nas laterais (bordas) e nos chamados aéreos (vôos para fora da rampa) onde os atletas busca executar manobras de alto grau de dificuldade o mais alto possível no dois lados da rampa.

Mini Ramp
Tem uma altura e tamanho inferiores ao Vertical, realizam-se manobras de bordas, associadas a manobras de salto e aéreos geralmente em rampas de madeira,esta modalidade tem muitos adeptos, pois se usam manobras do DIRT, FLAT e STREET, com um grau técnico que aumenta com as manobras mais ousadas muitas vezes são adaptados obstáculos ao Mini Ramp como spines, sub-box e wall ride que acrescentam dificuldade e radicalidade a session.

Street
É praticado nas ruas como o próprio nome já diz ou em pistas que simulem ruas que tenham corrimões, escadas e rampas, dos mais variados tipos como spines ,fun box, 45º, quarters, savanas entre outros,neste são usadas manobras do MINI-RAMP, DIRT, VERT e até do FLATLAND.

Flatland
É uma apresentação no solo sem rampas ou pulos, considerado o mais livres dos estilos onde cada piloto faz sua session buscando dificuldade e equilíbrio aliados a criatividade.

Park
É praticado em percursos fechados (skateparks ou bikeparks) onde se encontram obstáculos que, inicialmente, procuravam simular os obstáculos das ruas, mas actualmente já possui um desenho próprio, com rampas para aéreos e para saltos, bancadas, muros e paredes, e possui ainda hoje algumas poucas simulações de obstáculos encontrados nas ruas, como escadas e corrimãos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"" ROLLER BLADER ""

No Brasil, o Aggressive Inline "roller inline ou patins inline" surgiu em 1993. Os pioneiros de sucesso no esporte foram Fabíola da Silva, Fabiano Kenji, entre outros. Nessa época, começaram a ser realizadas muitas competições amistosas, em nível amador. A oficialização da Patinação como modalidade esportiva deu-se em 1999.

Diz a história que o patins inline foi inventado na década de 80 nos Estados Unidos, por dois irmãos que jogavam hóquei no gelo e que, patenteando o equipamento, ficaram milionários, fundando a empresa RollerBlade.

O aggressive inline deu seu primeiro grande passo com a produção de um filme de longa duração: Dare to Air, um filme feito para os caras que estavam iniciando neste esporte. Dare to Air foi feito com um orçamento baixo, uma produção praticamente caseira, que conseguiu passar a idéia de como seria o esporte, mostrando todas as habilidades de manobras com graus de dificuldade bem elevados para a época.

A partir daí o esporte nunca nunca mais parou de crescer.

O ano de 1996 marcou época para o Inline. Campeonatos como: ASA, Niss, Extreme Games, Imyta e muitos outros passaram a ser realizados por toda a parte. Um grande destaque deve ser dado aos australianos, que captaram a essência do Inline e obtiveram um enorme desenvolvimento em muito pouco tempo.

Algum tempo se passou até que alguns atletas do Rio de Janeiro criaram um página chamado "CPI-MAG", que hoje é o principal canal de contato com os patinadores de street do Brasil. Além da CPI (sul sudeste), há a Bizine que atua no Brasil, principalmente no Norte e Nordeste, dirigida também por atletas que organizam o intercâmbio do esporte no Brasil.

Ao mesmo tempo, surgia também uma loja que vendia patins de street de qualidade média, a preços acessíveis, a Traxart.

Hoje são mais de 2.000 atletas (estimativa, já que não existe atualmente uma federação ou associação) espalhados pelo Brasil, divididos nas categorias Profissional, Amador, Iniciante e feminino, participantes de 20 campeonatos por ano, com premiação, patrocinadores, e atletas patrocinados.

MODALIDADES

Slalom Inline ( Speed - freestyle )
Consiste em correr entre cones, no Speed vence quem termina o percurso em menos tempo, e o freestyle consiste em executar vários tipos de manobra no "flat", entre os cones

High Jump
Consiste "Pure High Jump" que é Salto em altura de Patins, e ainda "Best Trick" - melhor manobra.

Street
São gaps, giros e grinds executados em obstáculos do cenário urbano como ramaps, cantoneiras, corrimões, telhados e escadarias, melhores da categoria são Chris Haffey e Brian Aragon.

Vert
São as mesmas manobras executadas do street, em Halfpipe (rampa em forma de "U");

Park
Esta modalidade é praticada em pistas especializadas, que possuem obstáculos como mini-ramps, quartes-pipe, funbox, box, corrimãos, rampas de 45 graus, muro para Wall-rides, Canyon, jump-launchers e qualquer outro obstáculos que possam ser utilizados. Tudo isso dentro de um espaço reservado normalmente em "Parks" ou "Skateparks" privados e públicos. Esses "Skatepark's" tem seus obstáculos na maioria das vezes feitos em madeira do tipo "MDF" na camada superior em "Skatepark's" indoor e madeira naval quando o "skatepark" fica á céu aberto. Também é comum encontrar muitos "Skatepark's" de concreto com a superfície em "Cimento queimado" o que o torna mais liso e mais aderente para as rodinhas adequadas para manobras.

 FONTE: http://www.cber.com.br/site/index.html