S.B.R ROCINHA RADICAL (SKATE.BIKE.ROLLER)

S.B.R ROCINHA RADICAL (SKATE.BIKE.ROLLER)
ONG S.B.R ROCINHA RADICAL:Exercer atividades culturais educacionais e esportivas diversas,objetivando a conscientização e integração social positiva em especial da comunidade da rocinha e adjacências,perante todos os aspectos negativos que vem durante muito tempo denegrindo de várias formas estas comunidades,intregar os trabalhos desenvolvidos pelo projeto s.b.r rocinha radical cultural da melhor forma possível em diversos níveis e setores da sociedade civil e política,estabelecendo parcerias com agentes e instituições de desenvolvimento social como:organização governamentais,e não governamentais,associações,empresas e personalidades da sociedade civil,tendo por finalidade o pleno exercício da cidadania:Através do PAC, e com a criação do Complexo Esportivo da Rocinha, a S.B.R conquistou seu espaço definitivo,após12 longos anos de muitas lutas:as escolinha de skate,bike,roller e diversos eventos esportivos,seram apresentados a comunidade da rocinha e a todo o rio de janeiro.

PROJETO S.B.R ROCINHA RADICAL CULTURAL

PROJETO S.B.R ROCINHA RADICAL CULTURAL
ONG QUE ATUA NA COMUNIDADE DA ROCINHA, ABRINDO ESPAÇOS PARA TODOS OS ESPORTISTAS RADICAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO = SKATE.BIKE.ROLLER

Instituição Esportiva Cultural Social

Instituição Esportiva Cultural Social
Logo oficial

Lazer s.b.r

Lazer s.b.r

Escolinhas ( Skate / Bike / Roller )

Escolinhas ( Skate / Bike / Roller )
Aulas gratuítas, fornecemos todos os equipamentos durante ás aulas, Inscrições no Complexo Esportivo da Rocinha

segunda-feira, 4 de julho de 2011

NÓS AMAMOS A PRAÇA XV - skate livre nas vias públicas já! 25/06/2011

A união faz a força. Esse é um velho ditado, que às vezes pode soar piegas, mas quase sempre é a mais pura verdade. Prova disso foi o resultado do trabalho realizado por um grupo de skatistas locais da Praça XV, que há pelo menos 3 anos decidiram se organizar e lutar pela liberação da prática do skateboard na Praça XV. No último dia 19 de junho, domingo, o movimento comemorou a liberação e descriminalização da prática do skate na Praça XV, local que já foi palco de manobras cabreiras e repressões históricas ao skate, como mostra o vídeo onde o policial aborda skatista enquanto uma mulher é assaltada.
esse ano o movimento foi forte, contou com diversas reuniões antecipadas ao dia da manifestação, suporte com material de divulgação e até uma madrinha ilustre, a atriz Cissa Guimarães, mãe do skatista Rafael Mascarenhas que virou notícia mundial após ter morrido atropelado no túnel Zuzu Angel. Desde esse episódio que a atriz junto com seus filhos abraçaram a mesma causa dos skatistas da cidade e vem lutando pela liberação da prática do skate em alguns túneis e locais do Rio de Janeiro.
Além da atriz, engrossaram o caldo do movimento o Secretário de Esporte Romário Galvão e o Subprefeito do Centro Thiago Barcellos, que compareceram à manifestação na Praça XV e fizeram muitos skatistas locais se emocionarem ao decretarem o fim da proibição da prática do skate na Praça, que agora deverá ter sua prática regulamentada com horários para o skateboarding.
Skateata do Flamengo à Praça XV
Como já era de praste, o dia do Ato pela liberação do skate na Praça XV começou com uma skateata que saiu do monumento da Pirâmide do Flamengo às 11h da manhã do dia 19, fez uma parada estratégica na Pista de Skate do Flamengo, que diga-se de passagem encontra-se em péssimas condições e deve receber uma manutenção em breve, antes do Parque do Flamengo entrar em reforma.
Dali os skatistas seguiram rumo a Praça XV, fazendo uma parada estratégica na escada da ALERJ, chamando a atenção do poder público pela liberação de um espaço que já faz parte da história do skate do Brasileiro.
Na praça, painéis espalhados explicando sobre a causa dos skatistas e apresentando o projeto de liberação do espaço que contempla também uma adequação arquitetônica da praça para a prática num segundo momento.
Assim como aconteceu em 2009, diversos corpos de skatistas foram pintados no chão como forma de manifestação pela proibição do skate no local.
Um corredor foi formado em frente a escada de 2 degraus e começou uma longa disputa para ver quem pulava uma faixa e conseguia subir a escada. Quem errava estava fora e por fim sobrou para Alexandre Carioca faturar uns trocados doados pela galera local e um tênis Nike SB.
Por falar em tênis, quem também levou um nike pra casa foram os quatro sortudos que acharam adesivos do Paul Rodriguez que estavam espalhados pela Praça!
O melhor do Buraco
No final do dia, também clássico, fomos direto pro buraco da rua primeiro de Março onde o titio Pirikito Sem Asa sempre realiza um best trick valendo premiações entusiasmadoras.
No Feminino, Gabriela Saes e suas manobras de switch lhe garantiram as honras do dia, ficando atrás da segunda colocada Mayara e da grande vencedora da noite, niteroiense Bia Sodré, que faturou uma disputa completamente comandada e decidida por elas mesmas.
Já entre a mulambada, a disputa foi pesada como sempre. Até o ilustre Cara de Cavalo brotou no pico raberando geral e botando a maior bronca de que ganharia o best trick. Mas Pedro “Mini-dead”, Jonathan Alexandre do Briza e o grande campeão Bruninho Lopes mostraram quem realmente manda naquele pico ali.
Foi um dia de muita diversão, de reencontro de grandes amigos e de celebração à um dia histórico para o skate. Dia em que a Praça se tornou livre de preconceitos para se tornar oficialmente o que já era há muito tempo: um dos principais picos de rua de todo o Brasil.
Como foram muitos os skatistas que lutaram e batalharam por esse espaço ficaria quase impossível citar todos aqui. Mas gostaria de deixar um salve a todos os integrantes do movimento I Love XV, a atriz Cissa Guimarães e seu importante movimento em prol do skate; Ao Secretário Romário Galvão pela sensibilidade com a causa; Ao Subprefeito do Centro Thiago Barcellos, ao excelentíssimo Prefeito Eduardo Paes pela moral e aos amigos que iniciaram o trabalho com a Associação Cultural do Skate Carioca. Vida longa e bom trabalho!
Viva o Skate Livre, Viva a Praça XV e viva a União pelo bem comum!
Por Rennê Nunes
Fotos: Júlio Tio Verde  fonte: http://www.penseskate.com.br/ 

Nenhum comentário: